Este projeto foi desenvolvido durante o curso de Formação em UX Design pela MERGO User Experience, realizado online ao longo de 3 meses. Tratou-se de um trabalho colaborativo em grupo, com a participação de mais cinco membros. Minha atuação no projeto incluiu funções de UX/UI Design, bem como a condução de entrevistas com usuários e a apresentação do projeto final para os avaliadores.
Ajudar as pessoas a adotarem hábitos e comportamentos dentro do cenário da pandemia, e o tema proposto foi a prática de exercícios fora da academia. O foco foi estudar pessoas reais e criar uma solução para o problema por meio da elaboração e desenvolvimento de um produto digital.
• Figma
• Zoom
• Notion
• Mural
• Google forms e Google Docs
Em um mundo em constante movimento, onde a falta de tempo e a solidão na busca por uma vida mais ativa se tornaram obstáculos comuns, o ExerCity surge como uma solução inovadora que revoluciona a prática de exercícios fora da academia. Baseado em extensa pesquisa de usuários e design centrado no ser humano, este aplicativo oferece uma plataforma única que conecta pessoas com interesses semelhantes em atividades físicas, proporcionando uma experiência envolvente, divertida e social. Com o ExerCity, o exercício se torna mais agradável do que nunca. Seja você um iniciante buscando um parceiro de treino ou um entusiasta experiente em busca de desafios emocionantes, o ExerCity está pronto para transformar sua jornada de fitness em uma aventura socialmente rica e recompensadora.
Na etapa de discovery do “ExerCity,” realizamos uma imersão no problema de falta de engajamento nas atividades físicas fora da academia. Com a intenção de organizar os processos e ter uma ampla noção do que precisava ser descoberto, fizemos uma matriz CSD colocando todas as nossas certezas e suposições, elaboradas anteriormente durante nossa desk research.
Em seguida, conduzimos entrevistas qualitativas e quantitativas com pessoas que praticavam exercícios fora da academia para compreender seus comportamentos e necessidades. Essa análise forneceu insights valiosos, que contribuíram para a definição da persona, identificação de problemas a serem resolvidos e diferenciais do produto.
Um produto que facilite a conexão entre pessoas com interesses comuns em atividades físicas.
Um recurso pago seria bem aceito pelos usuários que buscam funcionalidades avançadas e personalizadas.
Registro e compartilhamento das atividades em uma rede social dedicada, promovendo maior interação e engajamento entre os usuários.
Na etapa de definição do produto “ExerCity”, com base nos dados e insights obtidos na fase de descoberta, criamos uma persona representativa do público-alvo, para assim, mapearmos a jornada do usuário, identificando os principais problemas a serem resolvidos e os diferenciais do produto.
Nossas pesquisas indicam que a introdução de uma ferramenta de classificação de desempenho, baseada nas atividades dos usuários, incentivaria a busca pela superação pessoal. Isso contribuiria para desenvolver a disciplina necessária para alcançar resultados continuamente melhores.
No mundo agitado em que vivemos, a "falta de tempo" é frequentemente usada como desculpa para não praticar exercícios. Para resolver esse problema, pensamos em uma ferramenta que sugere exercícios adaptados ao tempo disponível de cada usuário.
Nossas pesquisas revelaram que, para muitas pessoas, ter um parceiro de treino é indispensável. Com isso em mente, pensamos em uma ferramenta que conecta usuários com os mesmos interesses em atividades específicas. Esse recurso facilita a formação de parcerias de treino e incentiva a prática de exercícios, promovendo um ambiente de apoio mútuo e engajamento contínuo.
Na etapa de desenvolvimento, elaboramos um taskflow com o objetivo de atender à necessidade principal da persona, que era encontrar um parceiro de treino com base na disponibilidade de tempo e interesses compartilhados.
Com base no fluxo desenvolvemos wireframes usando a técnica “crazy eight” para explorarmos o máximo de soluções possíveis em pouco tempo de concepção, posteriormente, transformamos esses esboços em protótipos de média fidelidade no Figma.
Na fase de entrega do produto “ExerCity”, priorizamos a validação do protótipo e a coleta de feedback dos usuários para assegurar sua total adequação às necessidades e expectativas dos usuários. Estabelecemos objetivos claros de verificação, incluindo a avaliação da fluidez do fluxo do aplicativo, a compreensão de sua finalidade e sua eficácia em resolver o problema de encontrar um parceiro de treino. Nessa etapa, conduzimos testes de usabilidade com potenciais usuários, sem divulgar a ideia geral do aplicativo, visando validar hipóteses e obter feedback imparcial. Os insights obtidos foram fundamentais para ajustes cruciais, aprimorando a experiência do usuário e garantindo o sucesso do lançamento do produto.
Após a fase de validação, assumi a responsabilidade pelo desenvolvimento de telas de alta fidelidade e a reformulação da identidade visual do aplicativo. Projetei cada tela cuidadosamente para garantir uma experiência coesa e intuitiva, utilizando azul e verde para evocar saúde e bem-estar. Redesenei a logomarca com foco em um design moderno e contemporâneo, aprimorando a qualidade e atratividade do produto para um lançamento bem-sucedido.
Em resumo, o projeto de UX resultou em um aplicativo inovador que resolve desafios comuns de quem pratica exercícios fora da academia. Baseado em sólida pesquisa de usuário, o aplicativo ajuda a encontrar parceiros de treino com interesses e disponibilidade compatíveis, introduz gamificação e socialização. Testes de usabilidade e análise de negócios foram cruciais para refinar a experiência do usuário e identificar fontes de receita viáveis, prometendo melhorar a vida social e disciplina dos usuários com uma proposta de valor única no mercado
O que aprendi durante o processo:
• Você não é o usuário, tenha empatia para conhecê-los;
• A diversidade é sempre enriquecedora e a inclusão é extremamente necessária;
• O processo de criação deve sempre ser baseado em dados, nunca em “achismo”;
• Uma boa experiência do usuário muitas vezes passa despercebida, mas uma má experiência do usuário definitivamente não será ignorada.
Caso tenha alguma dúvida ou queira saber mais sobre este ou outros projetos, sinta-se à vontade para entrar em contato.
Ficarei feliz em conversar com você.