Quando comecei a trabalhar na SBD, a empresa não possuía uma cultura de UX/UI, o que resultava em vários problemas no site de eventos. Entre os principais desafios estavam:
Embora a home da SBD recebesse um bom número de acessos, o site de eventos não conseguia converter esses visitantes em inscritos.
Resolver esses problemas e transformar o site de eventos em uma plataforma eficiente, acessível e centrada no usuário, que aumentasse a taxa de conversão e melhorasse a satisfação dos usuários.
Para entender as dores dos usuários, realizei uma pesquisa quantitativa utilizando o google forms com todos os 11 mil associados da SBD. As queixas mais recorrentes foram:
82% dos associados reclamaram que o site não era responsivo, o que acarretava em quebras no layout que dificultavam a navegação.
73% dos associados responderam que o site travava muito, que as imagens eram muito pesadas e que as vezes não carregavam.
64% dos associados acham o site confuso, não existe uma hierarquia nas informações e não é facil achar o botão de inscrição
Com base nos dados coletados, elaborei uma proposta abrangente que incluía:
Separar os eventos do site principal da SBD para evitar a confusão causada por dois menus diferentes.
Adotar um CMS mais fácil de usar para que seja mais acessível e escalável a atualização do site
Estabelecer um template para os eventos, com exceção do Congresso Nacional, que requer um site mais complexo. Escalando a criação de novos e otimizando tempo da companhia.
Garantir que o site seja responsivo e funcione bem em dispositivos móveis.
Inserir tags para coletar dados detalhados do comportamento doss usuários e continuar com melhoria contínua do produto de forma mais assertiva e embasada em dados
Reduzir o tempo de carregamento do site de 8 segundos para um valor mais aceitável
Padronizar a hierarquia de informações e otimizar o SEO para melhorar o ranqueamento no Google
Simplificar os nomes dos eventos nas URLs para facilitar a busca.
Após a aprovação da diretoria, todas as melhorias propostas foram implementadas:
Agora, cada evento passou a ter um site único e exclusivo, com um menu simples e direto, o que facilitou a navegação e melhorou a experiência do usuário.
A adoção do WordPress, um CMS intuitivo e de fácil gerenciamento, permitiu que outros funcionários da empresa contribuíssem na manutenção e atualização dos sites. Isso resultou em uma maior agilidade na atualização das informações, garantindo que os conteúdos estivessem sempre atualizados e alinhados às necessidades dos usuários.
A padronização do layout dos sites de eventos eliminou a necessidade de os usuários "reaprendê-los" a cada novo evento. Com uma estrutura consistente, a navegação tornou-se mais intuitiva e eficiente, melhorando significativamente a experiência do usuário.
A adoção de URLs curtas e diretas, utilizando o nome do evento (por exemplo, eventos.sbd.org.br/nome-do-evento), facilitou a busca e o acesso aos eventos. Isso não apenas melhorou o ranqueamento nos resultados de pesquisa do Google, como também simplificou o acesso direto via browser. Conforme dados do Google Analytics, a maior parte dos acessos agora provém de pesquisas orgânicas e digitação direta das URLs.
Houve um aumento significativo de 60% nos acessos por dispositivos móveis, com 78% do tráfego total do site sendo gerado atualmente por esses dispositivos.
Certamente, todas essas melhorias resultaram em um aumento notável na taxa de conversão do site de eventos, que subiu de 20% para 70%.
A importância de ter coragem para apresentar suas ideias aos superiores, sempre apoiadas por uma base sólida de dados e evidências. É fundamental embasar as propostas com informações robustas para garantir uma argumentação convincente. Além disso, compreender que qualquer tempo desnecessário que o usuário passa no site pode afastá-lo da conversão é crucial para aprimorar a eficácia e a eficiência da experiência digital.
Caso tenha alguma dúvida ou queira saber mais sobre este ou outros projetos, sinta-se à vontade para entrar em contato.
Ficarei feliz em conversar com você.